quinta-feira, 31 de março de 2011

Descaso com a Guarda Municipal de Bom Conselho (Blog Agenda Garanhuns)

 

Denúncias que até então só giravam a cidade de Bom Conselho, mas que ninguém nunca ousou levar adiante, desta vez foram documentalmente apresentadas aos munícipes: o descaso com o espaço da Guarda Municipal.

O blogueiro Gustavo Pereira traz fotos em seu blog que mostram a real indiferença para com local de onde se dá o comando da Guarda. Banheiro sem condições de uso (foto), mobília inadequada e falta de limpeza no local são apenas alguns dos problemas enfrentados.

LEI MUNICIPAL – Também, existe a reclamação por parte dos próprios Guardas pelo fato de ainda não haver o cumprimento da Lei Municipal Nº 1.491/2010, que regulamenta a função da categoria e dá outras providencias.

Fonte:
http://agendagaranhuns.com/blog/descaso-com-a-guarda-municipal-de-bom-conselho/#respond

''Cinema, Aspirinas e Urubus'' em Garanhuns





Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, apresenta nesta quinta-feira (31), o filme: Cinema, Aspirinas e Urubus. A exibição, que faz parte do projeto Cine Theatro, tem início às 19h30 no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A Sessão é gratuita.

O filme se passa no meio do Sertão Nordestino, no ano de 1942, e conta a história de dois homens que se encontram: um alemão fugido da segunda Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do País; o outro, um homem simples que sempre viveu no Sertão, e após ganhar uma carona desse alemão, passa a ser seu ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso”, há pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema.

Antes da sessão, será exibido o curta “O Crime da Imagem”. “A partir desta edição, todas as quintas-feiras serão exibidos curtas-metragens no Cine Theatro. Trata-se de uma oportunidade de divulgar outros trabalhos, inclusive de produtores de Garanhuns”, adiantou a secretária Municipal de Cultura, Gabriela Valença.

» Confira a programação do Cine Theatro em Garanhuns:

Quinta-feira, 31 de março
Cinema, Aspirinas e Urubus

Quinta-feira, 7 de abril
O Homem que virou Suco
 
Quinta-feira, 14 de abril
Cafundó

Quinta-feira, 21 de abril
Dom Hélder Câmara – O Santo Rebelde

Quinta-feira, 28  de abril
Macunaíma

Quinta-feira, 5  de maio
Quase Dois Irmãos

Quinta-feira, 12 de maio
Mais que a Terra

Quinta-feira, 19 de maio
Madame Satã

Quinta-feira, 26 de maio
Uma Vida em Segredo

Quinta-feira, 2 de junho
O Homem Nu

terça-feira, 29 de março de 2011

Autarquia de Garanhuns é contemplada com prêmio Top Of Quality 2011

Mais uma vez, a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) foi destaque em qualidade de ensino. Com título de Melhor Educação, a Autarquia recebe o prêmio ''TOP OF QUALITY 2011''.

O TOP, homenagem mais almejada em qualidade internacional, se deu por meio da Ordem dos Parlamentares do Brasil, através do Supremo Conselho Federal de Honrarias e Méritos, que busca reconhecer e destacar o desempenho das organizações que se preocupam constantemente com a qualidade de profissional e de seus produtos e serviços oferecidos.

Segundo informações do presidente nacional da Ordem, o deputado federal Dannys Serrano, a premiação é estabelecida à Instituições que, com grande mérito, conduziram seus negócios de forma digna, cultivando o trabalho ilibado, respeitando e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País.

"Após ser contemplada com a premiação em 2009, é uma feliz surpresa para toda a equipe da AESGA, contar com tão honroso mérito. Acreditamos que é, mais uma vez, o reconhecimento de um trabalho de dedicação exclusiva, por meio dos nossos professores e funcionários da Autarquia e o Governo Municipal, através do apoio do prefeito Luiz Carlos de Oliveira", destacou a presidente da Autarquia Municipal, Eliane Simões Vilar.

A entrega da premiação será realizada no próximo dia 9 de abril, no Esporte Clube Sírio, em São Paulo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cremepe, MPPE e sindicato fazem nova vistoria no IML

Representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe),  Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Sindicato dos Médicos de Pernambuco realizam na manhã desta segunda-feira uma  nova vistoria nas instalações do setor de necropsia do Instituto de Medicina Legal (IML). O objetivo é analisar as condições de trabalho no local para decidir se o setor de necropsia continua interditado ou se é liberado para funcionamento. 

A última inspeção reaizada na segunda-feira passada verificou que os serviços de limpeza e desinfecação foram realizados, mas que faltam ainda ser concluídos os trabalhos de drenagem e iluminação. Na ocasião foi dado novo prazo até a realização desta nova inspeção.

Enquanto isso, os corpos continuam sendo periciados no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), no Hospital das Clínicas (HC). Os trabalhos estão sendo realizados no HC desde a sexta-feira passada para impedir que os cadáveres fossem liberados sem a identificação da causa da morte.

sábado, 26 de março de 2011

Festival do Jeans de Toritama divulga programação. Aviões do Forró dá o start

Toritama, no Agreste de Pernambuco, se prepara para realizar mais uma edição do Festival do Jeans, evento que acontece há 10 anos no município e que atrai pessoas de todo o Brasil.

Este ano, o Festival será realizado no período de 19 a 22 de maio, no Parque das Feiras. Assim como todos os anos, o evento estará dividido em três segmentos principais: feira de negócios, desfile de moda e shows artísticos.

Entre as principais atrações do evento está a banda Aviões do Forró
A cada dia do Festival do Jeans, três atrações 
musicaisse apresentarão no palco principal.

» Confira a programação:

Quinta-feira, 19
Aviões do Forró
SóxoteA
Mano Walter

Sexta-feira, 20
Cavaleiros do Forró
Luiz Neto & Davi
Capim com Mel

Sábado, 21
Raça Negra
Forró Pegado
Gabriel Diniz

Domingo, 22
Leonardo
Forró dos Firmas
Forrozão Cowboys

sexta-feira, 25 de março de 2011

Caruaru lança campanha no combate à tuberculose

Caruaru, no Agreste de Pernambuco, reforça a importância da prevenção da Tuberculose a partir dessa segunda-feira (28), por conta do Dia Mundial da Tuberculose, vivenciado nessa quinta (24).

A Campanha contra a Tuberculose, intitulada de “Semana da Tosse”, tem o objetivo de identificar pessoas com tosse por tempo superior há três semanas e encaminhá-las para tratamento gratuito.

Durante toda semana, ações como palestras, distribuição de material educativo e orientação individual serão realizadas nas unidades de saúde do município. “Mais de 300 agentes de saúde visitarão as casas dos caruaruenses buscando identificar quem possui os sintomas da doença”, afirmou Nara Saraiva, diretora de Vigilância em Saúde.

Na terça-feira (29) haverá palestra na Penitenciária Juiz Plácido de Souza para sensibilizar os reeducandos. Já na quarta (30),  acontece o dia D Contra a Tuberculose, com distribuição de panfletos e participação de arte educadores no Marco Zero da cidade.

“A tuberculose é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Essa bactéria pode ser transmitida de uma pessoa para outra através da tosse. Ela também pode estar dormente no organismo de um indivíduo, e ficar ativa quando existe a queda da imunidade”, esclareceu Saraiva.

Os principais sintomas da doença são tosse, emagrecimento, febre baixa e sudorese noturna, persistindo por mais de duas semanas. Em longo prazo, pode haver a falta de ar e progressiva dificuldade para respirar, tosse com sangue (hemoptise) e até a morte.

Brejo da Madre de Deus lança programa para beneficiar agricultores

A Associação de Agricultores do Vale do Açudinho e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) realizam nesse sábado (26), o lançamento do Programa de Compra e Doação Simultânea de Alimentos da Agricultura Familiar 2011, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano.

O projeto movimenta o montante de 471.644 toneladas, onde 105 agricultores agregam R$ 4.447 do financiamento geral de R$ 470.165,08 reais em benefício. As entregas são quinzenais, gerando uma renda acima do salário mínimo, por agricultor, durante os 8 meses de projeto.

Trabalhadores do MST invadem agência da Caixa e atendimento fica suspenso em Caruaru

Trabalhadores do Movimento Sem Terra (MST) invadiram na manhã desta sexta-feira (25), uma agência da Caixa Econômica Federal  no centro de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

De acordo com as primeiras informações, os trabalhadores reivindicam agilidade da Caixa em relação à liberação de recursos federais de beneficiamento, a exemplo da construção de casas e execução de obras (programa Minha casa, minha vida).

O grupo, formado por trabalhadores vindos das cidades de Pesqueira, Buíque, Sertânia, Águas Belas e Arcoverde, chegou por volta das 8h em Caruaru, e assim que a agência foi aberta, invadiu o local, gerando um grande tumulto.

Neste momento, o líder do grupo, Márcio Gomes, está conversando com a gerência. Mas a negociação, de fato, só acontecerá à tarde durante uma reunião com a superintendência da Caixa, Alex Norat.
Durante a ação, uma mulher chegou a passar e foi socorrida pelo Samu para um hospital da cidade. Nada foi danificado no local.

O atendimento na agência Central foi suspenso nesta sexta. A opção para os clientes de Caruaru é procurar os serviços nas outras duas agências da Caixa que ficam na Rua Sete de Setembro, também no centro, ou na Avenida Agamenom Magalhães.

16 PRÉ-CANDIDATOS A CONSELHEIROS TUTELAR EM BOM CONSELHO-PE

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BOM CONSELHO REALIZARÁ NO PRÓXIMO DIA 30 DE ABRIL, NA ESCOLA SÃO GERALDO, A ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DOS CINCO CONSELHEIROS TUTELARES PARA O MANDATO DE MAIS UM TRIÊNIO. DOS 16 INSCRITOS,  MENOS DA METADE A POPULAÇÃO CONHECE.

PRÉ - INSCRITOS PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

1. LUIZ CLÁUDIO RODRIGUES DOS SANTOS
2. JANAILDO BELO GUIMARÃES
3. FRANCISCO DE SOUZA NASCIMENTO
4. LUIS CARLOS DA SILVA
5. JOSÉ CAPERTINO DE OLIVEIRA SILVA
6. EDUARDO SOARES DA SILVA
7. DIEGO CAETANO MARINHO DA SILVA
8. ADRIANA SOARES DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
9. ÂNGELA MARIA TOMAZ DA SILVA
10. ADAUTO CEZARIO DE SOUZA JUNIOR
11. JADILMA MARINHO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
12. RENATA LEITE ALVES
13. ERLANE FRANÇA DA SILVA VICENTE
14. JOSE HACACIO TAVARES DA SILVA
15. PAULO ROSALINO DANTAS
16. JOÃO ALEXANDRE ALVES DE LIMA 
NA PRÓXIMA SEMANA ESTARÃO SENDO ENTREVISTADOS PELA PROMOTORA  DA CIDADE A DRA.MARIA APARECIDA E POSTERIORMENTE SERÃO DECLARADOS CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR DA CIDADE DE BOM CONSELHO. 
 
A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR EM BOM CONSELHO SERÁ DIA 30 DE ABRIL DAS 08H ÀS 16H NA ESCOLA SÃO GERALDO.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Afogados da Ingazeira passa por epidemia de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, confirmou que o município está passando por uma epidemia de dengue.

Representantes do órgão estão reunidos na manhã desta quinta-feira (17), com o Hospital Regional Emília Câmara e XI Geres, para discutir as medidas que devem ser tomadas. A informação foi repassada pela secretária Adjunta de Saúde, Sandra Regina. "Já são 543 casos notificados, 23 confirmados, destes, cinco de dengue hemorrágica", disse.

Ainda de acordo com ela, 80% da culpa é da população que não segue as orientações do Departamento de Epidemiologia em relação ao combate do mosquito transmissor.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Polícia Civil visita fábrica de explosivos no interior

O chefe de Polícia Civil, Manoel Carneiro visitou nessa terça-feira (15), uma fábrica de explosivos em Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

A indústria química Elephant localizada na PE-60, no Engenho Herval, é uma das mais tradicionais fabricantes de pólvora e dinamite do País. A vistoria tinha a intenção de observar todas as instalações, procedimentos de segurança e equipamentos utilizados no local.

Para o chefe de Polícia, esse trabalho foi importante em virtude das ocorrências de explosões a agências e caixas eletrônicos que vem ocorrendo no Estado.

"Observamos os procedimentos de segurança adotados pela fábrica para evitarmos que produtos feitos aqui sejam desviados e utilizados na prática deste tipo de crime", explicou Manoel Carneiro.

terça-feira, 15 de março de 2011

Assalto a farmácia: 'Eu começava a rezar, mas nunca terminava', disse refém

A atendente Edivânia Claudino, que ficou refém de um bandido por duas horas durante a tentativa de assalto à uma farmácia no centro de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, contou que sua expressão de tranquilidade durante os momentos de terror que viveu refletia, na verdade, um momento de despedida de todos os seus parentes e conhecidos. "No meu interior eu já estava me despedindo de tudo quanto era parente meu. Dos meus filhos, colegas...", contou em entrevista ao TV Jornal Meio-Dia.

Leonardo Bezerra da Silva, de 21 anos, estava munido com uma faca peixeira, com qual, por diversas vezes, ameaçou matar Edvânia. Ele chegou a pressionar a arma contra o pescoço, o peito e até mesmo a boca da vítima.

Durante esse tempo, rezar Edivânia bem que tentou, mas a tensão por vezes impediu que conseguisse completar suas orações. "Eu começava a rezar muito (sic), mas nunca terminava", disse.

Ela relatou, ainda, que por diversas vezes tentou sensibilizar o assaltante, conversando com ele, mas que em nenhum momento Leonardo teria demonstrado interesse em libertá-la. "Falei pra ele: eu tenho três filhos pra criar, não me mata não. E ele respondeu: pois fique sabendo que seus filhos vão ficar órfãos porque hoje eu vou pro inferno e você vai de mãos dadas comigo".

Todas as tentativas de negociação da polícia com Leonardo foram em vão. Um promotor de justiça chegou a oferecer seu próprio carro e dinheiro para que o bandido fugisse, mas ele não aceitou a oferta. Alegava que precisaria da avenida vazia para fugir.

Mais de 20 policiais, entre civis, militares e do Corpo de Bombeiros, além de três delegados e um promotor de justiça participaram da operação para resgate da vítima. Algumas pessoas que acompanhavam o desenrolar do caso registraram, em vídeo, alguns momentos da negociação.

Tentativa de assalto termina com bandido morto em Garanhuns

Uma atendente de farmácia viveu momentos de tensão e horror na noite dessa segunda-feira (14), na Avenida Rui Barbosa em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, quando dois assaltantes invadiram o estabelecimento onde ela trabalha e a fizeram refém.

Edivânia Claudino de Melo, de 37 anos, ficou em poder de um dos bandidos - identificado como Leonardo Bezerra da Silva, de 21 anos - por duas horas. Enquanto a polícia tentava negociar com o rapaz, este constantemente ameaçava matar a vítima com uma faca peixeira, chegando a apontar a arma para a cabeça, o peito e a boca dela. Apesar da tensão, Edvânia se manteve calma durante toda a operação de resgate.

A polícia aproveitou um momento de descuido de Leonardo - que colocou a vítima em sua frente de joelhos  e atirou em sua cabeça, libertando Edivânia. A atendente de farmácia foi levada em estado de choque a um hospital da cidade para receber atendimento.


O bandido também foi socorridos de imediato pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, mas não resistiu ao ferimento e faleceu ao dar entrada na unidade de saúde.

O outro assaltante consegiu fugir antes do desfecho. De acordo com a polícia, Leonardo tinha envolvimento com drogas e chegou a ser preso na semana passada.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Agreste Meridional será contemplado com um Parque Tecnológico

O município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, receberá até o final deste ano, o Parque Tecnológico. O projeto contará também com a criação do Museu do Queijo de Coalho de Pernambuco e do Centro de Ensino de Ciências Tecnológicas. Além, da construção de um Centro de Convenções com auditórios e capacidade para mil pessoas. O parque beneficiará todo o Agreste Meridional.

O museu será um espaço que mostrará as tradições e cultura do homem do campo. O agreste meridional é conhecido como a Bacia Leiteira do Estado e, caracteriza-se principalmente, pela pecuária. O objetivo do local é mostrar a força econômica que o setor representa para Pernambuco.

O Instituto atuará desenvolvendo demonstrações de degustação e apreciação do queijo de coalho no museu e palestras e cursos no Centro de Ensino de Ciências Tecnológicas.

Já o Centro de Ensino de Ciências tem o objetivo de capacitar jovens da região, oferecendo cursos profissionalizantes voltados a cadeia produtiva leiteira.

O projeto será realizado através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) por meio de um convênio com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

O projeto irá funcionar no prédio do Bom Pastor. O local passará por uma reforma orçada em R$ 18 milhões. Através de um convênio com a Sectma, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) captou R$ 4 milhões para dar inicio à recuperação do prédio e implantação do Parque Tecnológico.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Garanhuns inscreve adolescentes para curso gratuito

O município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, promove no período de 21 de março a 28 de abril, um curso de motivação e autoestima.

A ação é intermediada pela Biblioteca Comunitária Municipal "Ler é Preciso", recém instalada no Anexo do Antigo Fórum da cidade. Estão sendo oferecidas 40 vagas. As aulas serão ministradas às segundas e quintas-feiras, no horário das 9h às 12h das 14h às 17h.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente na própria biblioteca.

Biblioteca Comunitária
Rua 13 de Maio, s/nº - Sala 2
Centro/Caruaru

Petrolina abre inscrições para projeto que beneficiará 150 jovens carentes

Jovens com idades entre 15 e 24 anos do bairro José e Maria, em Petrolina, poderão participar das ações do Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável, resultado de uma parceria entre município e governo Federal.

Nessa primeira etapa do projeto serão contemplados 150 jovens, incluindo também, os de bairros circunvizinhos. As inscrições estarão abertas entre os próximos dias 14 e 25 deste mês. Durante o período de um ano, os beneficiados – pessoas  em situação de vulnerabilidade ou egressos de medidas sócioeducativas -  participarão de atividades culturais e educacionais que têm como principal objetivo, resgatar a autoestima dos jovens através de ações que permitam com que eles possam vivenciar sua cidadania.

A previsão é de que as aulas comecem na primeira quinzena de abril. As inscrições poderão ser feitas  na sede da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Proteção,na Rua Ilha Solteira, 261, José e Maria.

"Futuramente pretendemos expandir as ações do Projeto Protejo, mas neste ano atenderemos a comunidade do bairro José e Maria e bairros circunvizinhos", enfatiza o secretário de Segurança Cidadã de Petrolina, Daniel Ferreira.

Autarquia abre inscrições para vestibular em Arcoverde



Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 na própria faculdade
Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 31 na própria faculdade


A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa), abriu nesta quinta-feira (10), as inscrições para o primeiro vestibular do curso de Licenciatura em Pedagogia da instituição.

O curso foi aprovado em fevereiro passado pelo Conselho Estadual de Educação e vai oferecer 100 vagas divididas em dois turnos. As inscrições podem ser feitas pelo site da Aesa até dia 30 de março ou na tesouraria da autarquia até o dia 31. O valor da inscrição é de R$ 80.

Pelo edital, 5% das vagas são destinadas às pessoas com necessidade especiais. As provas acontecem no dia 3 de abril, no prédio da autarquia, das 13h às 17h com provas de redação, língua portuguesa e matemática.

Serão ao todo, 40 questões (20 português e 20 matemática). O resultado dos aprovados deve ser publicado no dia 5 de abril e as matrículas acontecem de 11 a 13 de abril.

Apaixonado por atletismo, gari organiza prova para corredores em Belo Jardim

Na coleção do gari/atleta, um quadro com mais de 50 medalhas e alguns troféus
Na coleção do gari/atleta, um quadro com mais de 50 medalhas e alguns troféus

A cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, promove nesse domingo (13), o 2º Desafio da Saúde e do Bem-Estar, para comemorar os 10 anos da Corrida "Tio Pastel", realizado pelo gari Josenildo Oliveira da Silva, 34 anos, apaixonado pelo esporte. A corrida acontece no Parque do Bambu, a partir das 8h.

A prova, que contará com a participação de 20 atletas, será dividida em baterias com três competidores cada, sendo a última disputada por dois esportistas. O percurso é de 10 voltas com 475 metros cada uma. Os melhores colocados vão receber troféus.

Acidente deixa duas pessoas mortas na BR 428

Duas pessoas morreram em um acidente na BR 428, no Sertão de Pernambuco, na manhã dessa quarta-feira (9).

De acordo com informações da 7ª Companhia Independente da PM, Jefferson Dias e Reginaldo Pereira estavam em um caminhão baú de placa HUK 8727, no sentido Santa Maria da Boa Vista – Lagoa Grande, quando o veículo capotou na altura do KM 90.

Ainda segundo a polícia, as vítimas morreram no local.